O nascimento do bebê é um momento muito especial, mas que coloca os pais com muitas dúvidas: como cuidar direito de um bebê tão pequeno e indefeso? Será que vamos conseguir? Quais os cuidados com o recém-nascido?

Nesse momento, todos querem dar opiniões e os pais acabam ficando confusos e angustiados.

Nenhum manual irá esclarecer completamente ou resolver todas as dúvidas.

A maternidade e a paternidade vão se consolidando aos poucos e cuidar do bebê vai se tornando mais fácil.

cuidados com o recém-nascido

Cuidados com o recém-nascido

Mas o que é realmente importante nesse primeiro mês do bebê? O que as mães precisam saber?

Abaixo seguem algumas orientações para facilitar esse momento:

  • O ideal é que o bebê vá para o colo da mãe na primeira hora após o parto. Isso ajuda a estabelecer bem o aleitamento materno.
  • É melhor sair da maternidade com o bebê mamando bem. Aproveite para tirar dúvidas com pediatra e enfermeiras e checar se a pega está correta.
  • Ao nascer, alguns exames são necessários – teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha, teste do coraçãozinho, são importantes para detectar doenças graves e poder tratá-las adequadamente.
  • Também precisamos fazer as primeiras vacinas: BCG e hepatite B (podem ser feitas na maternidade ou no posto de saúde).

Em casa

  1. A chegada de um bebê é uma festa para a família. Mas evite grande quantidade de visitas nos primeiros dias de vida. A imunidade do bebê ainda é baixa, a mãe ainda está se recuperando do parto e aprendendo a amamentar e acaba sendo bastante cansativo. Se possível, as visitas devem ser curtas. 
  2. Não esquecer de lavar as mãos ou passar álcool nas mãos antes de pegar o bebê. Isso vale para os pais e para as visitas.
  3. Nos primeiros dias, o banho pode ser dado apenas uma vez ao dia. A água deve estar morna (testar sempre antes de colocar o bebê para ver se não está muito quente).
  4. Usar sabonete neutro para o corpo todo (não é necessário shampoo, condicionador ou outros produtos).
  5. A troca de fralda é bem frequente nessa fase. Toda vez que fizer cocô precisa limpar, passar pomada e trocar a fralda. Tentar usar algodão com água, evitar lenço umedecido.
  6. Limpar de frente para trás. Nas meninas, sempre verificar se não tem resto de fezes na vagina.
  7. O umbigo deve cair até o 15º dia. Na limpeza usar apenas álcool a 70%. Pode sair uma pequena quantidade de sangue, mas avise ao pediatra em caso de sangramento em maior quantidade, secreção com pus ou mau cheiro.
  8. O bebê deve dormir de peito para cima. Bebês que dormem de bruços têm maior risco de morte súbita! O melhor lugar é sempre o berço, de preferência próximo aos pais.
  9. Mamar, mamar e mamar. O bebê pequeno mama muitas vezes ao dia. Isso não quer dizer que o leite não seja suficiente. À medida que o bebê cresce os intervalos de mamadas vão aumentando.
  10. Banho de sol, todos os dias, por 10 minutos, antes das 10h ou após 16h.
  11. Colo nunca é demais. Bebês precisam de carinho e contato com seus pais e cuidadores

As consultas pediátricas são muito importantes, mesmo que esteja tudo bem. O bebê deverá ser reavaliado na primeira semana de vida e depois fará consultas mensais. Essas consultas iram avaliar o crescimento e desenvolvimento do bebê, além de detectar precocemente problemas de saúde.

É muito importante ter um pediatra de referência para o acompanhamento da criança.

Caso surjam dúvidas, anote para perguntar ao pediatra durante a consulta.

Saiba mais sobre cuidados com o recém-nascido no folheto do Ministério da Saúde.